Nesse último mês de setembro, eu e minha esposa fomos para a África do Sul.
No meio da viagem pegamos um taxi para percorrer uma estrada e isto levou cerca de uma hora. O motorista era um homem de aproximadamente 42 anos, negro, e como a maioria dos africanos, muito bem educado e bem humorado.
A Natália não aguenta ficar de boa no banco de trás, logo começou a puxar assunto com o motorista. Descobrimos que ele morava em uma pequena cidade, era casado e pai de 3 filhos.
Ela perguntou como estava a educação e os hospitais das cidades, e ele respondeu que estava indo muito bem, viviam os melhores anos da história da África do Sul. O papo foi fluindo e eu decidi entrar na conversa, pois minha curiosidade para saber os bastidores do pós apartheid era grande.
Perguntei como o país estava agora com as diferenças entre brancos e negros.
Ele respondeu com a frase que nos emocionou e ficará guardada para sempre em nossos corações: Pai Madiba falou que sem perdão não tem como reconstruir um novo país. Tudo ficou no passado, tudo tem que ser esquecido, os brancos não devem nada. Largando o volante e virando para trás olhou nos nossos olhos e repetiu: Tudo foi perdoado!
Eu olhei para minha esposa não acreditando ouvir isso daquele motorista negro sorridente.
Essa lição que Nelson Mandela passou para a África do Sul me fez lembrar a lição que Pedro escreve na sua carta sobre o sacrifício e o sangue de Cristo que é conhecido antes da fundação do mundo (I Pedro 1:20). “Jesus morreu na história no primeiro século, mas a decisão de se sacrificar pela humanidade foi tomada antes da criação.” Ariovaldo Ramos
Após o Pecado de Adão e Eva, tudo deveria ser destruído, tudo deveria ser aniquilado, pois Deus não compactua com o pecado.
Mas o sacrifício foi revelado antes da criação, para que mesmo que o homem se desviasse e o pecado entrasse na criação, o planeta pudesse ser criado e regenerado.
Jesus se ofereceu por amor a você e a humanidade muito antes da criação, e é com base nesse sacrifício que tudo foi criado e tudo pode ser regenerado.
Nelson Mandela entendeu o princípio da reconstrução de qualquer nação, entendeu o principio da criação: Sem perdão não existe criação.
Por isso peço a Deus que entendamos que só teremos um ano melhor se o construirmos em cima do perdão de Cristo para nossas vidas e para quem nos ofendeu.
Sem o perdão de Cristo em nós, não temos como reconstruir uma nação melhor, uma igreja melhor, uma família melhor, uma vida melhor!
tem alguma coisa estranha:nenhum comentário,ou será que sou algum otário……..cadê você!que ainda não ,apareceu aqui…..
temos muito o q aprender…
Quando vamos aceitar, todos temos tanto para melhorar.
Esse madiba me surpreende !
Que o Teu reino venha a mim Senhor.
Sensacional, com certezaa temos muito a aprender, errra sempre vamos , mas temos q aprender com esses nossos erros , e sermos melhores.
E contraditorio com umas reportagem que vi que brancos não conseguem mais emprego por causa das leis trabalhista que favorecem contratarem negros,e os meio milhão de brancos que vivem na miseria..