Nas últimas semanas tenho tentado entrar com uma ação no juizado de pequenas causas. O valor das minhas coisas furtadas não é alto, mas aprendi a sempre lutar pelos meus direitos e por justiça.
Eu e minha esposa temos juntado todo tipo de documento, provas e papéis possíveis para simplesmente entrar com o processo. Tem sido difícil, pois toda vez que vou lá eles falam que preciso de algo a mais (podiam ter feito isso de uma vez). Chegou ao ponto que, se eu somar minhas idas e vindas no juizado, horas de trabalho perdidas, tempo gasto pesquisando e correndo atrás de documentos, já vai ter passado do valor dos objetos furtados. Sei até que isso pode ser compensado com os danos “morais” ou sei lá o que.
Mas o que percebi e quero compartilhar com vocês, é que na luta da justiça, o sistema ou nossos adversários, usam um golpe chamado cansaço. E muitas vezes perdemos a batalha por um país mais justo porque cansamos da luta. Somos “vencidos pelo cansaço”.
Cansamos de lutar contra pequenos erros no nosso bairro, no nosso condomínio, na nossa igreja, com serviços que usamos semanalmente. Vamos deixando pra lá e o nosso país vai achando normal não funcionar direito.
Quando não desistimos de lutar por justiça nas pequenas coisas, ganhamos força e calos nas mãos para lutar nas grandes coisas, como um governo menos corrupto, mais justo, uma prefeitura mais eficaz, etc.
Esse golpe chamado cansaço me desanimou, mas não me derrotou. Vou persistir para encontrar justiça nas pequenas causas, assim como nas grandes. Foi assim que aprendi com meus pais e assim que aprendo lendo as Escrituras.
Cansaço se vence com persistência e foco na justiça!
Lembro que o termo juizado de pequenas causas não existe mais pois fora considerado pejorativo, portanto o termo mais adequado para o setor da justiça regido pela lei 9.099/05 é Juizado Especial. QUE PELO VISTO NÃO TEM NADA DE ESPECIAL.
Concordo,
O cansaço nos impede de muitas coisas.
Lembro logo daquela passagem de Jesus Voltando da oração encontrando seus discipulos dormindo…