Captura de Tela 2016-01-24 às 10.41.28Liberdade e igualdade são dois valores fundamentais na democracia, mas estão sempre em conflito.

Uma sociedade que preza muito pela liberdade do indivíduo não consegue a igualdade do coletivo, e por outro lado, se buscamos a igualdade para todos, a liberdade é comprometida.

Se essa briga na política não está bem resolvida, na teologia está longe de ser compreendida por nós.

Não quero entrar na discussão entre predestinação e livre agência, quero falar sobre a meritocracia que entrou nos discursos teológicos das igrejas.
Vejo na postura de alguns um orgulho de ser crente e estar na igreja, como se tudo isso fosse mérito apenas de uma escolha correta que fez na vida, onde escolheu a Deus dentre tantas opções.

Ouço e leio crentes exigindo coisas de Deus, recitando promessas bíblicas (na maioria fora de contexto) como se pudessem colocar Deus contra a parede, fazendo assim Ele obedecer suas orações como um servo.

A carta de Romanos explica bem essa crise e coloca todos os homens no seu devido lugar. A Bíblia fala, em Romanos 3:11, que não há ninguém que busque a Deus, e no verso 23, que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.

Se começarmos a exigir algo de Deus pela meritocracia, vamos acabar no inferno, que por mérito é o lugar onde todos nós devemos passar a eternidade! Mas graças a Deus que Jesus chamou sobre si toda meritocracia, e na cruz nos declarou livres de todo mérito!

O que restou para nós seguidores de Jesus o Cristo foi a graça, MARAVILHOSA GRAÇA!

 

 

*Mais imagens e reflexões no Instagram @marcosbotelho

4 Comments

  • Olá Marcos!

    Como você, acredito que com a graça, não existe esta questão de meritocracia. Acredito que, há especialmente 4 coisas para as quais a meritocracia não funciona: salvação, alimento, vestimento e abrigo. Vemos que não merecemos a salvação e a temos. E que Deus cuida de nossas necessidades básicas como ser humano.
    Porém, ao estudar toda a bíblia, não consigo deixar de perceber como Deus preza pelo trabalho, empenho e nossa responsabilidade como homens. Eu também não creio nesse evangelho marketeiro de ficar exigindo coisas de Deus, de ficar dizendo: “é sua promessa, tô fazendo minha parte, cumpra agora a Sua!”.
    Mas vejo vários textos bíblicos incentivando a arregaçarmos a manga se quisermos algo mais que as necessidades básicas supridas (E até mesmo hora ou outra as próprias necessidades básicas, como o “quem não trabalha, não coma” 2 Ts 3:10).
    Quando vejo parábolas falando de um Senhor que distribuiu várias medidas, e espera retorno sobre cada elas, e a quem mais é dado, mais é cobrado, e que quando é fiel no pouco, sobre o muito é colocado, não consigo pensar em outra coisa além de meritocracia. Acredito que como a semeadura, onde tudo que plantamos colhemos, se somos responsáveis e trabalhamos, agarrando as oportunidades (portas abertas por Deus por nos amar), e trabalhamos com zelo e afinco, certamente alcançaremos mais do que o preguiçoso que não quis aproveitar as oportunidades. Não se trata só da vida abundante (que nada tem a ver com dinheiro, posses ou fama). Mas creio que quem se agarra as oportunidades, consegue sim uma vida mais tranquila, sem tantas lutas e tribulações desnecessárias (algumas virão, mas muitas são procuradas pelas próprias pessoas).
    Por exemplo, se eu estudei, me abdiquei de curtir a juventude, viajar, comprar coisas supérfluas, e investi numa casa pra casar, naturalmente sofrerei menos na vida por ter me planejado e preparado. Se tive zelo na obra que me foi confiada, e fiz com zelo e amor pra Deus, algo maior poderei fazer, mas não pra minha glória ou para alguém vir e elogiar, mas para nossa própria alegria, e principalmente, plenitude em Deus de estar no centro da vontade Dele, fazendo o que ele nos confiou.
    Em toda a bíblia também somos alertados contra a preguiça, zona de conforto, fazer as coisas relaxadamente. Eu consigo ver nesses ensinamentos muito do que a meritocracia prega (não aquela extrema, mas simplesmente aquela que diz que quem faz as coisas com zelo e afinco alcança mais plenitude do que quem quer viver a mesma vidinha sem propósito).
    Enfim, Marcos, queria pedir que se possível, explanasse mais sobre o tema meritocracia e fé (mesmo que sua posição for diferente da minha). Você acha que a graça anula totalmente a meritocracia, e essa visão meritocrata até dificulta aceitar o “Sola Gratia”, ou há ensinamentos suficientes para separarmos uma coisa da outra, e entender que há momentos e assuntos distintos para estes dois opostos.
    Escrevo como leitor que possui sim uma opinião sobre o assunto, mas que tem meditado e se questionado muito sobre meritocracia, graça, oportunidades, minorias, e como você cita em seu artigo, liberdade e igualdade. Não busco ter razão, mas aprofundar no conhecimento, meditar e ter uma visão melhor e mais bíblica sobre todos estes assuntos.
    Desde já agradeço.

    Abraços,
    Eric

  • É bem difícil não cair nunca no legalismo, “Mas graças a Deus que Jesus chamou sobre si toda meritocracia, e na cruz nos declarou livres de todo mérito!”
    Glória a Deus por sua imensa graça!

    PS: O texto foi publicado duas vezes.

  • Se olharmos a liberdade na perspectiva de que cada um pode fazer o que quer,
    logo a democracia estará em conflito com tal liberdade, uma vez que essa liberdade é egoísta.
    Um ser egoísta por acaso pode gozar de liberdade??

    Somos aprisionados pelo pecado, mas a graça no promete a liberdade.
    Por acaso desfrutamos a graça do Senhor em sua plenitude??
    Enquanto existir o pecado não temos liberdade.
    A liberdade descrita no seu texto na verdade são anseios e desejos da carne, devido ao pecado que habita em cada um de nós
    só passamos a ter escolha sobre a pratica desse pecado quando somos alcançados pela graça, aí desfrutamos uma “liberdade parcial”
    Não conseguimos por hora exercer em sua plenitude nenhum dos dois principio, nem a liberdade e nem a democracia.
    e a meritocracia nada mais é do que uma prisão!

  • Meritocracia é uma falácia. O único lugar onde todos nós somos realmente iguais é perante o Senhor, pois Sua Graça alcança a todos nós, sem distinção de cor, raça, origem, posses ou qual mais que seja. E tudo o que recebemos da graciosa mão de Deus vem de graça. Não porque merecemos ou porque conquistamos algo. Como disse um homem de Deus que eu conheço, “Graça: Uma das palavras mais bonitas da Bíblia”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *