Estar nas redes sociais é um eterno sentimento de solidão de opinião, ainda mais se sua opinião é moderada. Parece que todos pensam diferente e você está errado. Vou explicar o porquê.
Certa vez vi uma pesquisa mostrando que quando você posta sua opinião em alguma rede social, os que concordam simplesmente apertam curtir, os que discordam são muito mais propensos a comentar.
O problema, por exemplo, é que a sensação de desgosto com umas 5 críticas nos comentários é mais forte do que umas 50 curtidas.
Mesmo sabendo que matematicamente os contrários só representam uma pequena parte da reação das pessoas que concordam com o post, o tempo gasto lendo as críticas e o peso de um comentário é maior que simples curtidas.
Duas consequências são possíveis nas redes sociais por esse fenômeno. Uma é que por ter o sentimento de solidão na opinião a possoa que postou começa a se calar, apenas curtindo outras opiniões ou escolhendo o caminho de posts inocentes de humor, pets e frases de auto ajuda.
O outro caminho, e mais perigoso, é o autor do post tomar uma postura bélica, abandonando a opinião moderada, e começar a brigar e a polarizar nos comentários. Conseqüentemente os próximos posts viram fruto de raiva e frustrações fazendo o indivíduo perder a amizade de muita gente nas redes sociais.
Não se cale e nem se polarize, se a soma dos comentários e curtidas mostram que você está errado, peça desculpas ou se explique melhor, mas se mostra que você não está sozinho na opinião, não pare de produzir seu pensamento. Não se amedronte, seu pensamento ponderado não está sozinho, mesmo você tendo essa impressão.
E nunca se esqueça: Toda a unanimidade é burra!
COMPARTILHE essa mensagem com teus amigos.
Mais imagens e reflexões no Instagram @marcosbotelho