Quando eu era adolescente eu sempre me questionava o porque de arrumar a cama de manhã se a noite iria desarrumar. Você já pensou assim também?
Não fazia sentido naquela época pra mim gastar essa energia para tão pouco, e com isso meu quarto ficava uma bagunça.
Com o tempo fui percebendo o valor nas pequenas disciplinas do dia a dia. Comecei a perceber que as pequenas coisas refletem nas grandes coisas e arrumar a vida, mesmo que ela vá desarrumar em poucas horas, determina o estilo de vida que vamos ter. Dominar minha preguiça e fazer o básico todo dia, demostrava disciplina, organização e foco.
Isso ocorre com pequenas coisas como arrumar o quarto, lavar uma louça, varrer o chão ou rodar um box, etc.
Caráter é fazer a coisa certa sem ninguém estar vendo, ou fazer a coisa certa simplesmente porque é certa, não porque vai ganhar uma recompensa imediata.
Amadurecer é fazer pequenos trabalhos como se fossem grandes. Porque na verdade são! Pois o princípio é o mesmo.
Saber que estamos fazendo tudo diante Deus é o princípio que nos fez evoluir, fortalecer e prosperar como indivíduos e como nação. No servir um copo d’água, até representar o rei em uma viagem diplomática.
A bagunça da alma, a murmuração, o vão questionamento, o imediatismo pragmático são sinais da adolescência. Mas ser fiel no pouco, sempre fazer as coisas como se fosse para o Eterno, fazer o certo simplesmente porque é certo, são os sinais de alguém maduro, disciplinado e organizado.
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens. Colossenses 3:23
Marcos Botelho