Sempre que falamos de um líder religioso aqui nas redes, vem a patrulha do “não julgar” para passar panos quentes nos falsos profetas e nos fazem comer fruta podre junto com eles.
Isso vem de uma má interpretação das Escrituras. Tenho estudado o Sermão do Monte, e vemos claramente Jesus diferenciando o discípulo de um religioso julgador hipócrita.
Por outro lado, vemos ele descrever o discípulo como alguém astuto e profético contra o falso profeta: “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos… A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons”. Mateus 7:15-18
Nossa fé é atacada o tempo todo pelos de fora, e o tempo todo reagimos com protestos midiáticos e políticos (não que esteja errado), o problema é que as vezes peneiramos a mosca e engolimos o camelo.
Jesus fala para ficarmos atentos nos falsos que são de dentro, com esses temos que ser rigorosos, principalmente com relação a mensagem do evangelho da graça da nova aliança que já foi tão deturpada ao longo da nossa história como igreja.
Estamos comendo fruta podre sendo oferecida todos os domingos em templos de “Salomão de Baal” e nos calamos. O que aconteceu com parte da igreja brasileira que se calou a essa anátema?
Marcos Botelho